[foto] Joanesburgo, a cidade que ja foi

A cidade abandonada por todos os que nela viviam, vista ao longe. E assim eh vista por muitos locais os quais ha anos que ali nao se deslocam, ao centro de Joanesburgo.

f00227112006-jnb.jpg

Outrora vibrante, rapidamente cedeu ao crime que a atacou impediosamente no periodo que se seguiu ao fim do apartheid. Fiquei perplexo quando, ja perto do fim da decada de 90 do seculo passado, me disseram que o Sun Towers Hotel estava abandonado e que Small Street era uma rua fantasma. Ainda eh.

O centro esvaziou-se dando lugar ao nascimento de novos espacos, vibrantes, como Sandton (o mais conhecido e famoso), Edenvale, Randburg, enfim toda a area do East Rand. A cidade, a velha cidade, foi tomada de assalto por indigentes, imigrantes ilegais e tudo o que vive a margem da sociedade. Assim mo dizem. E que, por causa de 2010, comecaram as operacoes de limpeza com o intuito de recuperar a cidade e devolve-la aos seus habitantes tendo sido iniciada uma operacao de “limpeza” por sectores.

7 Respostas to “[foto] Joanesburgo, a cidade que ja foi”

  1. Jo Ann Says:

    Sun Towers, tás a falar do Continental? :S Não, né? Que esse ainda tá em Sandton, mas como eu não me lembro de nom de rua nenhuma, só da Rivonia… :P
    Eu ia a discoteca no centro da cidade, mas quando voltava ao meu Sandton, perguntavam-me se eu tinha ido dançar “lá onde matam”. Aquilo virou mercado a céu aberto, ninho de delinquentes. Muitos dizem que os Nigerianos tomaram conta da zona. Até parece cidade fantasma.

  2. re21 Says:

    Miguel, aqui está algo de importante que eu desconhecia, obrigado pela partilha.

  3. miguel Says:

    Jo Ann, o Suntowers Hotel era um dos melhores hoteis de 5 estrelas da antiga Joanesburgo, mesmo no centro a pouca distancia de Small Street. Com uma arquitectura arrojada, todo espelhado. Apenas me lembro disto e que ali perto ficava um edificio todo ele azul forte de chineses de Taiwan e uma casa de Escort Girls, mesmo ao virar da esquina! Nessa altura ainda havia vida no centro de Joanesburgo, na passagem de ano de 1991 para 1992.

    re21, eu vou escrevendo para nao me esquecer ;) Abraco.

  4. miguel Says:

    Jo Ann, esqueci-me de dizer que realmente tem a ver com os nigerianos os quais estao aos comandos… Alias, tudo o que e crime algo violento, entre trafico de droga e prostituicao das massas, tem a maozinha destes simpaticos rapazes.

  5. ac Says:

    já uma vez te disse, mas volto a repetir, desta feita publicamente, gosto dos teus relatos por mostrares realidades impensáveis para mim! África vai ser sempre um espaço diferente do resto do mundo, não sei se é da magia da terra ou da história do Continente, mas é sem dúvida diferente.
    Mas o que me impressiona nesta história é que parece um relato daqueles filmes de ficção cientifica que passavam há uns anos atrás, nos quais a sociedade humana vivia em “redomas de vidro”…
    Esse é então o preço da “paz” na A.Sul?

  6. miguel Says:

    Nao da paz mas sim da seguranca, para alguns.

  7. António Says:

    Adorava ver fotos para rever a minha cidade natal, gostava de ver a mudanças que huve por lá, vim de lá com apenas 6 anos e as memorias sao limitadas, lembro-me apenas do restaurante da minha mãe da nossa casa e parte da escola. podem partilhar fotos??
    Obrigado

Os comentários estão fechados.