8 anos…

…e muitos cartoons depois, o artista continua a ter motivos para caricaturar o que vem do outro lado da fronteira. Com uma inflação anual, até novembro, superior a 1900%, uma esperança média de vida de 34 anos para as mulheres e 38 anos para os homens, a falência da famosa reforma agrária, com consequências catastróficas para o país, onde pontificou o já desaparecido – felizmente – “Hitler” Hunzvi, auto-proclamado líder dos “veteranos de guerra”, do Zimbabwe não chega nenhuma notícia que indique uma mudança da tendência.

mugabe.jpg

Fonte: http://www.cartoonist.co.za/zapiro.htm

A mais recente notícia do absurdo a que se chegou, reporta a invasão de uma área rica em diamantes (qualidade industrial, de menor valor), em Marange, por cerca de 6.000 a 10.000 pessoas as quais, no espaço de um mês, movimentaram 1 milhão de toneladas de terra, tudo à mão, na ânsia de encontrarem alguma pedra. Apesar da área ter sido concessionada a uma empresa, a invasão tornou-se inevitável sendo esta multidão composta por homens, mulheres e crianças. O espaço entre os buracos escavados é de cerca de 2 metros servindo estes como local de pernoita e latrina. Aproveitando-se desta situação desesperada, há todo um conjunto de abutres que lucram com a desgraça alheia ao ponto de se vender água a troco de diamantes.

2 Respostas to “8 anos…”

  1. Emiéle Says:

    Depois das tuas dicas estive a ver os bonecos deste cartoonista e realmente são fabulosos.
    Esta história de Marange é uma loucura. É possível?!!! Uma pessoa sente-se arrepiada.

  2. miguel Says:

    Tudo é possível Emiéle, tudo… Basta lembrares-te da Argentina. Quanto ao Zapiro, se fores ao site do Mail & Guardian (http://www.mg.co.za/zapiro/default.aspx) tens acesso directo aos cartoons diários dele e ao histórico. Um espanto. O que ele fez do Pinochet está muito bem apanhado ;)

Os comentários estão fechados.