Angola n’OPEC

logo.gif

É oficial. Depois da aprovação em Conselho de Ministros, no passado mês de Novembro, a OPEC aceitou formalmente o pedido de adesão de Angola à organização, passando esta a ser membro de pleno direito a partir de 1 de Janeiro de 2007 (o 12º) e a única adesão dos últimos 30 anos.

Depois do abandono da OPEC por parte do Gabão, em 1994, após 19 anos na qualidade de membro, Angola torna-se assim no segundo país da África sub-sahariana a pertencer à organização, juntamente com a Nigéria. Tal como o Gabão, também o Equador abandonou a OPEC, após 19 anos de organização, em 1992. Com esta adesão, o cartel fica constituído por 6 países do Médio Oriente, 4 de África, 1 da Ásia e 1 da América Latina.

Interessante é constatar que a OPEC “culpa” o G7, e a generalidade dos países europeus, pelo elevado preço dos combustíveis nos seus países já que, de 2000 a 2004, refere a organização, a OPEC vendeu ao G7 “apenas” $1,3 biliões contra $1,6 biliões de receitas fiscais do clube.

Apenas para referência, 1 barril de petróleo é equivalente a 159 litros. Atendendo à heterogeneidade da densidade do crude, a média por tonelada é de 7,33 barris por tonelada.

4 Respostas to “Angola n’OPEC”

  1. Duda Says:

    What does it mean for Angola, to be a member of Opec? Power, money? Internationally and locally…?

  2. miguel Says:

    Hi Duda. Whatever one can say is nothing more than speculation as I am not aware about the reasons behind this move.

  3. Emiéle Says:

    Mas (falando agora em português que este blog está cosmopolita à brava!) seja como for é muito importante.
    Penso eu.
    Penso bem?

  4. miguel Says:

    Confesso a minha indecisão Emiéle. Se fosse assim tão importante porque é que nos últimos 30 anos nenhum outro país aderiu? Porque é que 2 abandonaram? Por outro lado, certamente que terá vantagens também para Angola no domínio da cooperação técnica, investigação e por aí fora com os demais membros reduzindo, eventualmente, alguma dependência dos EUA/Europa?

Os comentários estão fechados.