Aquecimento global

É uma notícia que me parece interessante deixar por aqui. Segundo o FT de 6, a Comissão Europeia prepara-se para aprovar um estudo profundo sobre as alterações climáticas, o qual descreve vários cenários uns mais catastróficos que outros. Tudo isto durante o nosso tempo de vida, ie, em meados deste século. Caso nada seja feito e ocorra uma subida de 3ºC da temperatura média, são expectáveis secas, vagas de calor, cheias, acidificação dos oceanos provocando a migração da fauna para o norte da Europa, redução das propriedades dos solos, incêndios, subida de um metro do nível do mar, entre outros, no sul da Europa. Por outro lado, o norte da Europa passará a ter um clima mais agradável, tornando-se as costas do Mar do Norte na próxima Riviera, terá produções agrícolas com maior rendimento, etc e tal. O estudo aponta para uma possibilidade de contenção dos efeitos das alterações climáticas por uma redução em 25% das emissões de gases relativamente a 1990, custando apenas 0,19% do PIB da UE. O nosso modus vivendi alterar-se-á nos próximos tempos, de uma forma ou de outra.

4 Respostas to “Aquecimento global”

  1. Duda Says:

    Indeed.

  2. Isabela Says:

    O clima das estações do ano é hoje bem distinto do que encontrei em Portugal quando cá cheguei em 1975!
    A Costa da Caparica, bem, tu sabes o que está a acontecer à Costa..

  3. Emiéle Says:

    O que me deixa estarrecida, é que isto não é bem um segredo! Toda a gente fala e depois parece que não é nada e a vida continua igualzinha ao que era…
    Não entendo.
    Com franqueza, não entendo!

  4. miguel Says:

    Há algumas explicações plausíveis Emiéle. Contudo, acredito piamente que a nossa forma de viver sofrerá alterações profundas nas próximas décadas.

Os comentários estão fechados.