Sonangol no BCP

Soube-se hoje que a Sonangol adquiriu 2% do capital social do BCP, tendo por intermediários o novíssimo Banco Privado Atlântico (angolano) e o BIG (português). Depois de ter entrado na Galp através da Amorim Energia, agora o BCP. Não deixam de ser interessantes estas movimentações e a aposta, por parte da maior empresa angolana (lucros superiores a 1.000 milhões de dólares em 2006), em empresas portuguesas. Mais interessante ainda pelo facto do BCP não ter muita expressão em Angola – provavelmente terá aguardado pelo desfecho da OPA, no sentido de evitar a repetição do famoso episódio ocorrido em Moçambique, aquando da fusão com o Banco Mello, e que obrigou o BIM a absorver o BCM – como o demonstram a 10ª posição no ranking nacional no total de depósitos e 9ª posição no mesmo ranking no que ao crédito diz respeito (universo: 14 bancos). Ainda mais interessante, a apetência da Sonangol pelo sector onde já detém uma participação no BAI.

4 Respostas to “Sonangol no BCP”

  1. pp Says:

    (este vou comentar durante a semana… com tempo :ppp)

    [sempre de prata]

  2. yoko Says:

    a fusao da sonangol com o bcp,gostaria de saber se a sonangol tem direito do capital adquirido a nivel global ou so em angola?

  3. miguel Says:

    yoko,

    Não há fusão da Sonangol com o BCP. Há sim um aumento da posição da Sonangol em Angola até 49,9% do capital social do MillenniumBCP Angola. Por outro lado, a Sonangola detém directamente no Grupo MillenniumBCP uma posição significativa de 3% (7º maior accionista).

  4. miguel Says:

    pp,

    Nunca chegaste a comentar! LOL!

Os comentários estão fechados.