Caos

Não vale a pena escrever muito, tentado que estou a descrever como está Luanda actualmente. A palavra que melhor descreve a cidade é que dá o título a este post. E ainda não começou a chover… Onde estão os parques de estacionamento? Hello??? Is there anybody (at all) out there? Onde? Já alguém reparou, por acaso, no estrangulamento das artérias da cidade devido ao estacionamento em qualquer lado das viaturas quais placas de ateroma num organismo desequilibrado? E as obras? E… sei lá… Porque é que os camiões continuam a poder circular a qualquer hora na cidade? Porque é que não há praticamente camiões a circular a partir das 22 horas até às 5h da manhã? Porque é que têm que circular durante o dia? Porque é que muitos reguladores de trânsito são, na realidade, desreguladores de trânsito? Enfim… Rumo ao colapso total em ritmo de corrida.

Miguel

PS-Será que já alguém fez contas aos prejuízos para a economia nacional da actual situação da cidade capital? E o planeamento, esse verdadeiro MIA?

11 Respostas to “Caos”

  1. Mario Says:

    A propósito de planeamento, li algures a seguintes história: nos anos 70 quando o Irão acelerou economicamente, foram importadas mais mercadorias que o normal. Como o país não tinha portos profundos suficientes para o volume de contentores, os vizinhos do lado de lá do Golfo decidiram criar portos de trans shipment para transferir a carga com destino Irão dos barcos grandes para barcos pequenos que facilmente entravam no Irão.

    Assim começou a história recente do Dubai, à custa dos erros dos outros.

    É pena que quem esteja a lucrar com os erros de Angola não esteja a investir na região. É simplesmente uma sangria!

  2. miguel Says:

    Mas isso já acontece aqui Mario. O Porto de Ponta Negra (República do Congo) é disso exemplo. Os barcos de longo curso com mercadoria destinada a Cabinda descarregam naquele porto e a NDS tem um navio de menor calado o qual coloca a carga em Cabinda.

    Já Luanda é um caso muito mais delicado. Em tudo e por tudo.

  3. pp Says:

    va’ la’ Chefe, la’ no fundo ate’ tinhas saudades… ha’ quanto tempo nao vias um candongueiro? ha’ quanto tempo nao tinhas almocos e jantares com queques, rissois e afins? ha’ quanto tempo nao caias de 4 ate’ ao by?
    e o gerador?? e a bomba de agua? e os azulinhos??
    Luanda e’ diferente, em tudo e por tudo.

    [sempre de prata:)]

  4. maria Says:

    pp, é isso mesmo… Luanda é diferente!Saudades! ;)

  5. miguel Says:

    epa ok até tinha saudades ahahhahahaha (só um bocadinho!). Nada como os famosos candongueiros ou ficar quase 2 horas na fila para passar o controlo de passaportes no aroporto cof cof cof. Tirando isso, sim. Tinha saudades lol. Da vista da minha casa, do meu pessoal etc e tal. De ter que voltar a ligar o gerador quase todos os dias (novamente!), de já não haver água como havia até há pouco tempo, dos sítios todos porreiros da ilha lol e desta forma, única, de estar angolana lol. Afinal, já começam a ser alguns anos…

  6. Miguel A. Says:

    Ahhh, mais depressa se apanha um mentiroso do que um coxo lol.

    Mais um que bebeu agua do Bengo… :)

  7. miguel Says:

    Miguel A., já bebi tantas águas – sejam elas do Bengo ou de lanho – que já nem sei a quantas ando! :))) Não te esqueças de uma coisa, 6 meses ainda é pouco. Se por cá ficares mais algum tempo – embora o mato é que provoca a entrada verdadeira de África dentro de nós – ainda aqui escreverás como gostas de uma boa kizombada (ou tarrachinha) ou kwassa kwassa, dos cheiros (dos bons, claro lol), de um bom cacusso (já comeste algum?) com feijão e óleo de dendem, mandioca cozida e batata doce. Depois falamos… :ppp O resto? O resto é mesmo a parte má…

  8. pp Says:

    lol Chefe depois disso tudo, o resto e’ sempre a ilha, o fiel companheiro da a volta (demorada) e tudo passa… ate’ a neura :)

  9. miguel A. Says:

    Yá, já comi isso tudo, cacussos, feijão com óleo de palma é de chorar por mais, só tarrachinha é que não…

    Mato tb já conheci, é a unica coisa de jeito de África, puro, selvagem…

    A ilha não faz passar a neura em sí, mas funciona como anestesia…

  10. miguel Says:

    Ok, pronto. Então já percebi qual é a maka lol

  11. pp Says:

    LOL Chefe, olha que o fiel companheiro cora…

Os comentários estão fechados.