Luanda, cidade mais cara do mundo

Segundo um estudo efectuado há pouco tempo, conforme notícia. Pois… já tínhamos dado conta…

Miguel

51 Respostas to “Luanda, cidade mais cara do mundo”

  1. emiele Says:

    Também tinha lido a notícia e lembrei-me de imediato de ti.
    Livra!!! Não é neste texto mas no que eu li falam que um pacote de fraldas pode custar 50 €?!!! Antes voltar às de pano.

  2. maria Says:

    Por falar em fraldas…quando eu fui a última vez de férias à banda, no tapete rolante do aeroporto 4 de Fev. via a passar pacotes de fraldas e disse pra comigo:” mas esta gente até fraldas traz?aqui não há fraldas?”
    Depois é que me explicaram que um pacote de fraldas custa 50 dolares. Alias nos supermercados os “bens para as crianças” são carissimos!

  3. miguel Says:

    emiele, qualquer bem aqui é uma fortuna. Nós, pura e simplesmente, ou optámos por levar uma vida miserável ou gastar o necessário para levarmos uma vida confortável aqui. Sou dos que optou pela última. É uma barbaridade o que se gasta aqui… Daí que quando nestas férias fui a Londres e andei pela Riviera até achei que os preços não estavam assim tão caros… LOL! (tirando o hotel!)

    maria, tudo é caro em Luanda… Vai à Casa dos Frescos…

  4. maria Says:

    O artigo a que a Emilie se refere é este…

    http://www.noticiaslusofonas.com/view.php?load=arcview&article=19963&catogory=Angola

  5. maria Says:

    Miguel, fica ao lado das jambas, né?;)

  6. maria Says:

    Jembas :)

  7. pp Says:

    quem faz compras no centro da cidade, e’ cara sim!
    mas temos as grandes superficies da periferia (nao a nobre), o roque, o katiton, onde podem comprar ie. 1 abacaxi por 100 kz, na cidade custa 1000 kz, 1 balde (qual balanca qual que!) de tomate 300 kz, na cidade e’ mais de 1000 kz, 1 monte de abacate (5 abacates em media) 250/400 kz e muito mais!!!
    ahhh… facam-se acompanhar por dois “amigos” grandes e musculados, levem roupa bastante usada e se souberem algumas frases em kimbundo mais barato se torna :)
    Chefe, pensavas tu que eu nao saia daqui :)

  8. Miguel Says:

    É isso maria, entre a Jembas e o Cine Atlântico.

    Pois é pp… o pior é o resto. Internet, ginásio, putos de rua, saúde, uma ou outra guloseima, cinema (já viste quanto custa no Belas?), televisão por cabo ou satélite, jornais, revistas, etc, etc, etc…

  9. miguel A. Says:

    Só em putos de rua é uma verdadeira mesada…

  10. emiele Says:

    Tens razão Maria, foi esse mesmo.
    Bom, eu não vivo aí, portanto falo de cor, mas se a opção é o que o Miguel diz, por mim também preferia gastar mais e viver com conforto. Mas cada um sabe de si.
    E, claro que há coisas lindas e ‘baratas’ com certeza – tomar banho na praia, ver o por-do-sol, ver paisagens. (isto é a nostalgia a falar)

  11. Mario Says:

    Falo de cor (como sempre), mas pelos salários baixos que as empresas portuguesas querem começar a praticar em Angola (pela experiência de dois amigos que queriam ir/voltar para Angola), vai-se tornar muito difícil continuar a cativar quadros para se mudarem para essas bandas.

    E a propósito disso adorei uma reportagem no Diário Económico sobre os Emiratos em que um gestor português se queixava que a mão de obra era muito desleal aqui porque mal cá chegava mudava-se logo para outros empregos a ganhar o dobro ou o triplo… Esses quadros portugueses mal agradecidos que só pensam em dinheiro e não querem saber de suar a camisola… :)

  12. pp Says:

    Chefe,
    internet e tv satelite: mais barata que em portugal, o mais caro e’ a instalacao porque a mensaidade nao ultrapassa os 130 usd cada. (nao, nao e’ a internet da telecom)
    ginasio: 108 usd
    putos da rua: uns meninos a volta da fogueira :)
    cinema: tens toda a razao, belas e’ um exageroooooooo!!! (concordo)
    guloseimas: de quando em vez faz bem :)
    saude: cara, cara, cara (em que pais e’ barata para quem nao tem seguro?) mas… esta e’ para as senhoras opinarem – consulta de genecologia, com ecografia e mais tudo aquilo que sofremos por la’=50 usd.
    jornais, revistas, etc, etc, etc… – ora bem, o prazer que da’ ler um jornal em qq dia do ano na praia, compensa :) – a emiele tem razao.

    lol ate’ parece que nao vivemos na mesma cidade mas como eu da minha casa vejo a tua rua…

  13. miguel Says:

    ó pp lol,

    Internet e tv satélite mais barata que em Portugal? lol. De internet paguei USD 800,00 para 3 meses… é que o resto é mais barato mas são uns grandes aldrabões. Pagas por aquilo que não tens. E olha que já os corri todos… Agora fiquei-me, com grande satisfação minha, pela Movinet. A tv satélite é um escândalo. Em Portugal pagas 40 Euros? Aqui eu pago por mês $120… e canais árabes são a dar com um pau… ou, melhor, canais que ninguém vê mas que servem para dizer que “dão” 50 canais… Já em Moçambique apanhei isso. Como a empresa é a mesma, cá e lá, porque é que em Angola seria diferente?…

    Ginásio: $250/mês… (ok andei num mais barato mas não me apetece… desde problemas de ventilação, a campeões do músculo e um ambiente algo “pesado”, para além de engarrafamento e condições adicionais pouco interessantes, mais vale pagares mais um bocado e teres “tudo”… sauna, banho turco, piscina, bons balneários e, acima de tudo, 365 dias por ano…).

    Saúde: $50-$120 + $600-$1.000 para a África do Sul e o que mais por lá gastares…

    Jornais e revistas: nacionais entre 100Kz (Jornal de Angola) aos 250Kz (semanários) o que dá $1,50 a $3,50. Se fores para a Caras Angola lol… Mas se quiseres comprar a Time são “apenas” $10,00.

    Hummmmm cá para mim ou moras na fortaleza ou na cidade alta… lol

  14. pp Says:

    lol Chefe, andam a enganar-te! eu so’ tenho um unico canal arabe, tenho os mesmos que em portugal e la’ (com internet) todos os meses pago 280 euros… e’ obra!

    com essas contas o resultado e’ $480 lol nao esta’ mau.

    nao faco a minima ideia quanto custa a caras angola, sei que sai com caras e legendas…baratas, lol a minha relacao com os fotografos e’ mais “olhar kalashnikov”.

    tambem vejo a fortaleza :)

    p.s. tirando as gargalhadas e a ultima frase quase que parecias o mario lol

  15. Mario Says:

    Ainda nao esta pessimista o suficiente :) para se parecer mesmo :)

  16. maria Says:

    Bemmmmmmmmmmmm.. eu aqui neste cantinho à beira mar plantado por Tv/46 canais + internet pago todos os meses 63 euros!A minha filha tem placa da Tmn e pago mensalmente 22 euros!
    pp, o miguel está mesmo a ficar igulalito ao Mario.;) LOL
    Miguel, ginásio? Tens a marginal em frente…Faz jogging como o Sócrates. LOL :) ;)

  17. Miguel Says:

    Ora bem miúdas lol. Eu pago pela TVCabo 49,14 euros, incluindo já os ex-Lusomundo… A internet de banda larga, como sabeis, é a mais barata da UE. Mas há comparação possível?

    maria, o Sócrates ou é masoquista ou é burro. Experimenta fazer a marginal a pé ou a correr na maré baixa… e escorregares ou tropeçares nalguma coisa que não viste por não haver iluminação pública. Ou ainda, seres bafejada pela sorte e tornares-te em mais uma vítima do crime que grassa em Luanda.

    Nós brincamos, mas um trabalhador meu apanhou duas catanadas, na marginal, perto das 20h, pouco depois do BNA em direcção à Fortaleza.

    No primeiro ginásio onde andei, algures na área do Cruzeiro, era um cabo dos trabalhos para estacionar e, como se não bastasse lol, roubaram-me o carro duas vezes, incluindo dois pneus sobressalentes lol.

    Finalmente, minhas amigas angolanas lol, vocês ainda não me ouviram a falar mal de Luanda ou de Angola… LOL! LOLOLOLOL!

  18. Miguel Says:

    ahn ahn pp. Por isso é que vou já lá outra vez, de férias… :ppp A minha passagem por Angola está à beira do fim. Para além de outros motivos, não sei se quererei estar por aqui no decorrer do segundo semestre ;)

  19. pp Says:

    mario, sao so’ os primeiros 90 dias, depois passa-lhe :))
    (olha! e’ necessario fazer uma comparacao para o mario sorrir hehehe)

    lol maria, isso e’ no alentejo que ate’ as contas chegam devagarinhooooo.
    (ah o telefone esta’ incluido nos 280)
    nao pode!!! sera’ contagioso?? naaaa… mario, posso pedir um favor muitooooooo grandeeee? (lol para si e’) pode fazer um comentario optimista?
    maria, nesta altura do ano ate’ sauna a marginal tem :)

  20. miguel A. Says:

    Não instalem internet, não comprem cartões da TV Cabo ou similar, não comprem jornais Portugueses, vão à sauna da MArginal (essa tá brutal, PP), frequentem o ginásio do Miramar Club de Tiro (5 USD / hora) e vão ver que poupam umas massas.

    Ah, e não façam filhos, para não comprarem fraldas lol

    De facto, isto está tudo muito pessimista

  21. Kianda Says:

    Eu aqui na Tuga, tv cabo + internet pago 102€ … tb não tá fácil !!! E o euro tá caro pra xuxu … tens razão pp o chefe tá mais pra Mario do que pra Miguel, depois das férias o contador voltou a zero e agora tamos nos primeiros 90 dias, depois passa bem dito pp.
    E no meio de gargalhadas ele ainda diz que AINDA não o ouvimos falar mal de Angola … Xéééééé!!!

  22. Mario Says:

    Estou me a comecar a sentir perseguido :) Para afastar o pessimismo e fazer o favor ‘a pp aqui vai:

    – Acho que as eleicoes vao ser exemplares e o partido unico continuara unico;
    – A lenta caminhada em direccao a uma economia estavel ira favorecer a classe media angolana a medio prazo;
    – a CAN vai ser um sucesso e o Mantorras vai marcar um par de golos;
    – e ate acredito que um dia a TAAG vai voltar a aterrar em solo europeu :)

  23. Miguel Says:

    ó miguel A., quando cheguei a Angola conheci colegas cujas esposas apenas os deixavam gastar USD100,00 por mês ahhaahahahahahahah! Elas “rulam”!!! :pppp

    Kianda, mas para que é que tu queres a Sport TV?! :ppp Não estou mais para mario, apenas referi o que é para mim a realidade. Claro que, não confundo a parte pelo todo mas só eu sei o que me aconteceu (e tem acontecido) ao longo destes anos de Angola. Acredita que muita gente que por cá passa, não passou por metade do que eu passei. A não ser alguns que passaram mesmo muito mal. Eu não acreditava mas, de repente, comecei a acreditar…lol

  24. pp Says:

    bem, estou aqui a rir, rir, rir.
    estas conversas sao fantasticas :))

    Chefe, as miudas de angola ate’ te deixarao ir LOL mas com uma condicao: escreves aqui a “realidade” de la’ e nada de “acabou”!!!!!

    mario, boa tentativa :)) gostei (doeu?? lol)

    fiel companheiro, esse amealhar todo e’ para gastares nas noites out/caribe?? (nao te livras da fama lol)

    kianda, nem aos 90 vai chegar… pelo voar dos avioes :)

    mas ha’ melhores gestoras do que nos???
    Chefe, pelo menos a bagagem ira’ cheia de memorias desta terra, e tenho a certeza de que sera’ para sempre no coracao ;)

  25. miguel Says:

    ó pp, tu não me ponhas já no avião pá! LOL! Mais uns mesitos são garantidos… lol! Infelizmente, não posso deixar as coisas de qualquer maneira… se de mim exclusivamente dependesse há muito… 10 anos de África são qb :)

  26. miguel Says:

    ah e pp, se eu para aqui contasse tudo o que sei lol… o mundo não é bem o que parece, então no seio dos tugas… ahahahahahahah! Claro, as gargalhadas tiveram que ser mudas e o ar compungido o mais convincente possível… LOL!

  27. pp Says:

    LOL Chefe, adivinha porque e’ que voltei para angola??

  28. maria Says:

    Ninguem me pagou pra estar aqui a fazer publicidade à TAAG, aliás sou eu sempre que pago lol, mas eu adoro andar na TAAG. Adoro ser atendida pelas aerokotas ( acho que muitas delas andaram comigo na escola primária LOL :) ) ! Sempre muito simpáticas! E trago sempre grandes recordações dos voos…:)))

    Fiel companheiro, se precisares de companhia para o out/caribe conta comigo. ;)

  29. miguel Says:

    pp, ainda não fizeste 10 anos de África? LOLOLOLOLOL

    psssssssssstttttt maria (o que dizem estar mesmo a “bumbare” é o Éden…;))

  30. pp Says:

    LOL Chefe ja’ passa dos 16 com um pequenino intervalo…
    maria, nao vas!!! dizem que e’ so’ tugas barrigudos com meninas de t-shirt compridinha lol

  31. maria Says:

    Ok! Chefe, se precisares de companhia para o Éden conta comigo. ;)
    A última vez que fui à ilha o que estava mesmo a “bumbare” era o Chill Out… Modas! :)

  32. maria Says:

    pp, hahahahahahhahahahahha.
    T-shirt compridinha… hahahahahahahahah

  33. pp Says:

    pois, a comentar ao mesmo tempo da sempre erro lol quando volto nao resisto a comentar mais umas linhas.

    maria, vai com o fiel companheiro, e’ melhor… lol ele ate’ anda a amealhar

  34. maria Says:

    Miguel, leva a tua pulseira de ouro grossa, com uma camisa desabetoada com os pelos do peito à mostra e um palito nos dentes ( estilo ganda macho tuga ).. Eu levo a minha t-shirt XXL LOL

  35. pp Says:

    lol maria, vou fechar o pc, se nao o fizer amanha ainda estamos aqui.
    noite feliz para voces ;)

  36. pp Says:

    ahahahahahahah maria, para o Chefe ir completo falta a meia branca e sapato creme trancado.

    e’ desta!!!!

  37. maria Says:

    Miguel, já estás vestido! Último modelo Armani! LOL
    Miguel ;)

  38. maria Says:

    … e calçado! Último Modelo Miguel Vieira! :)
    Miguel ;)

  39. miguel A. Says:

    LOL. Mas vamos lá por partes:

    1) a minha mulher não deve andar a achar piada nenhuma à fama que me arranjam por aqui, até porque há pelo menos 6 dias que não faço o percurso Ibe-Out, e ela lê isto todos os dias…

    2) Não sou assim forrreta, de maneira nenhuma, foi mais na brincadeira

    3) Odeio o estilo ‘Tuga’ de camisa aberta (e eles andem aí aos molhos) com catorzinhas de t-shirt cumprida, calças justas e sapatos de salto muito alto. Simplesmente abomino e que Deus nunca me tire esta lucidez (ou então que não me apresente a Svetliana LOL)…

    4) Ver o Chefe de meia branca, qual pé-de-gesso, e de calça justa até ao joelho isso sim, não teria preço….

    5) PP, Maria, sim sr, obrigado pela convite

  40. Kianda Says:

    pra ver o Glorioso, chefe. Esta conversa toda fez-me lembrar um telefonema com uma amiga da banda há 3 dias atrás, onde ela me respondia, quando eu perguntei se tava tudo bem, “Luanda está sem estradas!!!” e repetia sem cessar …

  41. pp Says:

    fiel companheiro, tenho a certeza que a fiel companheira ja’ percebeu que aqui temos mesmo e’ que brincar, de outro modo nao teria piada :)
    ahh dizem que as meninas e’ mesmo so’ t-shirt compridinha sem calcas lol

    lol Chefe, ate’ ja’ tens paineis de pub.

    bom fim de semana :)

  42. maria Says:

    No meu tempo uma t-shirt compridinha chamava-se túnica. :)
    Eu presisava era de uma pomata anti-rugas! Quando se entra nos entas elas “andem” ai. ;)
    E um bom fim de semana para todos os fans do chefe! :)

  43. 2000 posts « SDBlog Says:

    […] A nova, velha cidade Luanda, cidade mais cara do mundo [foto] Lua cheia em noite escura… Acabou Rotura do menisco Tchilar Alambamento Portugal SA […]

  44. Tania Antonio Says:

    ya..ya….ya……..é isso mesmo………….

  45. maria Says:

    Epá, o q me fartei de rir com o que escrevemos em 2007.
    É verdade, voltou a sair a mesma noticia! Estamos sempre em 1º! ;)

    http://www.macauhub.com.mo/pt/news.php?ID=6693

  46. Tozé Says:

    Oi,
    Vou para Luanda no próximo mês.
    Gostei de ler os vossos comentários sobre a mesma.
    Será possível umas dicas (resumidas claro) sobre os melhores locais, na relação preço-qualidade,sobre:
    Compras de bens alimentares e higiene pessoal.
    Ginásio – que tenha banho turco.
    E outras que entenderem.
    Obrigado

  47. Miguel Says:

    Olá Tozé!

    Há de tudo um pouco para bens alimentares e higiene pessoal. O Shoprite, cadeia de supermercados sul-africana, tem uma variada gama de produtos a preço acessível, sobretudo provenientes da África do Sul e Brasil. O Nosso Super, governamental mas a ser gerido pela Odebrecht, tem alguns produtos a preço razoável e, acima de tudo, uma elevada rotação de stocks. Uns ticks acima, onde se encontra quase tudo o que há de bom em Portugal, é a Casa dos Frescos com lojas em Vila Alice, Baixa e Talatona.

    Ginásio com banho turco, só conheço o do Trópico. Quase $1.300 por semestre ou $2.100 (ou algo de parecido) por ano.

  48. Tozé Says:

    Oi, Miguel
    Muito agradecido pelas informações.
    Vou ser leitor do vosso blog, gosto do estilo.

  49. ana lopes Says:

    Olá:
    Estou a pensar mudar-me para angola, apesar de muita gente me dizer que não….acho que o nosso país não me dará grande futuro, nem a mim, nem ao meu marido nem ao meu filhote…estive a ler o vosso blog e adorei, pelo menos humor não vos falta…mas a sério como é a vidinha por aí…??????
    Já ouvi horrores e maravilhas será que existe um meio termo real para eu me agarrar….ah sou professora de port e ingl o meu marido medidor orçamentista…..é o meu filho um chatinho de 4 anos….. Há creches boas por aí? Ginásios já vi que são caros, mas posso optar pelos baratos no início…..
    Podem ajudar-me? Obrigada

  50. miguel Says:

    Olá ana!

    Mandei-te um e-mail ;)

    Manda sempre!

  51. Paulo Says:

    Boas,
    gostaria de saber se existem muitas clinicas de estetica e que preços se praticam, estou a pensar montar 1 clinica que acham!!!!!!!

Os comentários estão fechados.