UE-África, a cimeira

logotipo_euafricasummit_med.jpg

Apraz-me registar ser durante a presidência portuguesa da UE que se realiza a cimeira entre os dois espaços geográficos. Mas acima de tudo, pela importância e dimensão da mesma, espero que não se resuma e subordine a questões meramente económicas, como reacção à ascensão do Império do Meio.

Miguel

6 Respostas to “UE-África, a cimeira”

  1. emiele Says:

    Vamos ver…
    Contudo esse é o cenário mais provável.
    E a tal «ascensão do Império do Meio» assusta-os que eu sei lá. Quando confirmei que até ‘tapetes de Arraiolos’ faziam por menos de metade do preço, está tudo dito…

  2. Miguel Says:

    É bem provável Emiéle. Mas ainda espero que sobre “espaço” para outro tipo de discussões, igualmente importantes. Por muito “medo” que a China possa provocar, socorrendo-me de Angola, a Europa será sempre a Europa e a China um amigo de ocasião. Simultaneamente, não posso deixar de registar alguma perplexidade pelo discurso eminentemente “mercantilista” de Sócrates aquando da recepção de Hugo Chavez, da brokerage lusitana na JV para Angola com a Índia e na disponibilidade manifestada pelo governo em servir de broker para negócios líbios em Angola.

  3. kianda Says:

    Pois Miguel . . . o petróleo . . . compartilho da tua perplexidade !!!

  4. pp Says:

    nem parece teu, Chefe!

  5. Miguel Says:

    O que é que nem parece meu pp? lol

  6. pp Says:

    resumindo:
    http://www.eu2007.pt/NR/rdonlyres/EFF6926D-18AF-437C-967A-99DEB2E85D81/0/LISBONDeclarationPT3.pdf

Os comentários estão fechados.