Barril acima dos $100

Excelente maneira de começar o ano. Na primeira sessão do ano, os futuros do petróleo chegaram a ser transaccionados no Nymex acima dos $100 para fecharem nos $99,62. Isto significa que, hoje, o preço do barril atingiu os níveis máximos desde  choque petrolífero de 1980, ajustado pela inflação. A causar o disparo estarão, segundo analistas, a invasão de Port Harcourt – “capital” da indústria petrolífera nigeriana – por bandos armados que atacaram e saquearam duas esquadras e o lobby de um grande hotel da cidade, os continuados ataques do exército turco aos curdos em território iraquiano, o fecho de alguns portos mexicanos devido ao mau tempo, a notícia de que a OPEC não será capaz de satisfazer a procura já em 2024 e a queda, pela 7ª semana consecutiva, dos stocks de crude nos EUA. A ajudar à festa hoje, o facto do volume transaccionado ter sido 50% acima do normal indiciando a entrada com alguma força de especuladores.

Num cenário destes, Bush persiste em não injectar nos mercados parte das Reservas Estratégicas de Petróleo as quais se encontravam já, no início de novembro, nos 694 milhões de barris querendo, esta Administração, atingir a cota máxima que é de 727 milhões de barris.

Interessante…

Miguel

3 Respostas to “Barril acima dos $100”

  1. pp Says:

    caramba! ves? eu tinha razao!!! este pais e’ tao grande, armazens ao longo da costa e este fim de semana ja’ estavamos todos no dubai a almocar e a comprar a duzia de dodges :)

  2. maria Says:

    No Dubai? Mario, onde estás tu? Combina ai um almoço com a malta! :)

    E o Ouro Miguel…
    http://www.negocios.pt/default.asp?Session=&SqlPage=Content_Mercados&CpContentId=308496

  3. Too much, too late « SDBlog Says:

    […] eu imaginava…) 30.01.2008 Roleta russa (era bom que tivesse sido mesmo uma alucinação) 02.01.2008 Barril acima dos $100 08.11.2007 Free falling (as eleições não poderão ser antecipadas?) 07.11.2007 Temas a […]

Os comentários estão fechados.