Pânico

Nos mercados. Todos.

Aparentemente estamos a assistir ao rebentar de muitas “bolhas”. O petróleo já está a $86. O ouro já está nos $853. Os futuros nos EUA apontam para aberturas em queda superiores a 5%. Quase todas as commodities corrigem com violência.

Miguel

39 Respostas to “Pânico”

  1. kianda Says:

    É o verdadeiro CATRAPUM !!! Ohhh Chefe vim ao blog a correr à espera de ver o que o meu comentador financeiro preferido me dizia … pensei, ele vai dar uma visão optimista do futuro e deparo-me com a palavra “pânico” …

  2. RiBa Says:

    Vai ter q ser a Hillary a resolver esta porcaria toda em q o Bush nos meteu…
    Entretanto é guardar o guito pra depois investir, né Chefe?
    “Ready…. Set…. GO! GO! GO!”

  3. cat Says:

    Achas que está a dar a volta na Europa? Parece menos caos total que há pouco…a ver vamos (às duas da tarde).

  4. Miguel Says:

    LOL kianda!

    RiBa, aguenta os cavalos. Ainda não é o momento certo.

    cat, acho que estamos perante uma recuperação técnica. Não podia ser sempre a cair à bruta. O problema é que vários suportes foram quebrados com violência. Não fosse a Galp e a forte recuperação do BCP e o cenário não seria tão glamoroso. Contudo, o ressalto técnico era esperado o que, em nada, faz alterar o cenário de virmos por aí abaixo. Os futuros nos EUA continuam a mostrar um sell-off na abertura entre os 4 e os 5%.

  5. Miguel A. Says:

    Chefe, e será que o preço do $ vai descer? (sub entenda-se taxas de juro sobrte empréstimos à habitação)?

  6. Miguel Says:

    Vai Miguel A.. Os EUA abriram o caminho com uma “surpreendente” descida do preço do dinheiro de 75pb (0,75%) passando-a de 4,25% para 3,50%. Isto para o USD. Para nós, aqui em Angola, é excelente. Temos um empréstimo indexado à Libor pelo que a expectativa é da queda dos juros. Já em termos cambiais, o dólar vai ser fortemente penalizado pelo facto dos activos denominados em euros serem, presentemente, mais atractivos.

    As taxas de juro sobre os empréstimos à habitação terão tendência de queda se e quando o BCE baixar as taxas de juro e o problema da liquidez não se colocar. É que, independentemente do BCE baixar a taxa directora, a Euribor que se rege pelo “preço” a que os bancos estão dispostos a emprestar dinheiro uns aos outros no mercado interbancário, está condicionado por factores como liquidez e risco o que tem provocado variações brutais nas taxas daí a necessidade de injecção de liquidez no sistema para arrefecer o sistema e “puxar” as taxas para valores mais em linha com as taxas de referência dos bancos centrais. Bom, dito isto, ainda não se sabe, subsistindo riscos ao nível da inflação, como é que o FED vai gerir isto. Sacrificou a inflação em função do que parecia ser – ainda não está descartado – o colapso dos mercados financeiros e as suas consequências ao nível do crescimento económico. A zona euro irá, quase de certeza, proceder a cortes nas taxas directoras por forma a garantir algum crescimento económico. A ver vamos…

    Para já, temos uma nova desvalorização do dólar provocada por esta mexida surpresa nos EUA e pela dúvida sobre se mexerão novamente na próxima reunião da Reserva Federal Americana (FED).

  7. Miguel A. Says:

    yeh!! acabei de ler esta dos 3.50% também no sapo…

  8. maria Says:

    E eu a pensar, não sei porquê, que o chefe era arquitecto e afinal está-me a sair um grande economista. :))

  9. ale Says:

    HELLOOOOOOO, much I’m trying to develop a blog newspaper in which the articles are written by blogger WordPress (or to limit if you do not have time can I you myself when an article by your blog and they to your blog…).
    The blog newspaper was born with the intention to give greater visibility to your blog and the people who search the Web to find articles of greater quality in a single place (having regard to the thousands of blog born every day…). If you go exchange links with blog newspaper contact me as well. I thank you advance and to http://www.giornale.fm soon

  10. pp Says:

    todos? ehhh lecas! riba, calma… depois da tempestade vem a bonanca – muda la’ o “c” Chefe :) – e la’ para os lados da oceania como estamos? (o Chefe sabe tudo).
    fiel companheiro qual a percentagem do girino? ja’ que a do sapo…
    maria, o Chefe la’ no fundo, no fundo o futuro e’ presidencia ou 10 milhoes, com 3 ave marias e 10 pai nossos ainda vai la’ cat?
    abandalhei o post sim!!! e o Chefe perdoa, depois da ida ao ipo, estou…

  11. cat Says:

    pp, vá onde for, eu vou com ele! :D
    (olha tamém abandalhei o post ;))

  12. maria Says:

    E eu estou a começar a entrar em pânico porque não vi o nome do chefe aqui! :))

    http://www.jornaldenegocios.pt/default.asp?Session=&CpContentId=309593

  13. pp Says:

    lol maria, sao todos de temperaturas acima dos 50.

  14. Miguel A. Says:

    PP, o que vem provar, ao contrário do que muito gestor ‘da treta’ deste país, inspirados seguramente pelos gurus norte-americanos, que ‘young is beutifull’… a experiência conta muito….

    Ainda há dias vinha um artigo semelhante, sobre a idade dos treinadores de Futebol, campeões por essa europa fora, e praticamente todos os que foram campeões em 2006 estavam em cima dos 60 anos, ou mais (Portugal, Espanha, França, Inflaterra, etc.). Só o Mourinho (e não em 2006, mas em anos anteriores) era a excepção à regra.

    Mas voltando ao tema, segundo o chefe, e ele nestas coisas nunca se engana (infelizmente…) o dolar vai voltar a baixar… dizia eu há tempos que um deses dias comprariamos uma Dodge de luxo pelo preço de um VW Golf. Enganei-me: a Dodge já é mais barata neste momento…

  15. miguel Says:

    maria, lolololol grande quê?… :pppppppp

    cat, nem mais :)))))

    maria, e nem verás… :ppp Alguma vez? Para além do que diz a pp. Eu sou um tipo simples ;)

  16. miguel Says:

    Pois é Miguel A., e olha que a tendência não é para melhorar. Os americanos estão dispostos a tudo para aguentar a economia e evitar um colapso dos mercados. Que se lixe a inflação e o défice orçamental. Para além da reunião de emergência que hoje ocorreu e resultou na redução de 0,75% das taxas de juro, prevê-se já que na reunião ordinária de 29/30 deste mês possa haver nova descida das taxas de juro em mais 25 ou 50pb levando a taxa até aos 3%, no máximo. Tudo depende da reacção dos mercados à redução de hoje. Para já, hoje, a reacção não foi das melhores. Evitou-se o descalabro total mas mesmo assim os EUA fecharam com quedas entre 1,1% e 2,6%.

    O nosso euro já vale 1,4639 e está com tendência de alta com a resistência nos 1,4650. Uma vez quebrada, poderemos assistir a novos máximos na taxa de câmbio, sobretudo se o BCE não mexer nas taxas…

  17. Miguel A. Says:

    Será que o Bush infiltrou algum ‘iluminado’ no BCE? ou será que não veem que lentamente afundam as exportações Europeias?… ebtre outras coisas?

  18. miguel Says:

    Miguel A., de nada te adianta teres um forte crescimento económico se te for comido pela inflação. Contudo, a agressividade dos decisores americanos é de tal forma que, como dizia o Bush no início do seu mandato, “Americans first!”… e o resto são cantigas…

  19. miguel Says:

    O que a mim me espanta é o desfasamento entre o mercado cash e os futuros, nos EUA. Os futuros continuam a cair 5%…

  20. Miguel A. Says:

    Mai’nada.

    Evidentemente Chefe, que adianta? mas vê lá a postura dos Americanos… os rapazes não brincam em serviço…

  21. miguel Says:

    Pronto, já percebi porquê. O After Hours Indicator do Nasdaq está em forte queda… (-2,0%).

  22. miguel Says:

    Pois não brincam Miguel A., afinal é apenas a maior economia do mundo. Está muito em jogo…

  23. pp Says:

    eu falei entrelinhas … e alguem (que eu ate adivinhava) percebeu ;)

    mas e a oceania, novidades??

  24. pp Says:

    fiel companheiro, nem todos, nem todos…
    futebol? coe? eu bem tento entender esse futebol mas tu confundes-me fiel companheiro lol

  25. emiele Says:

    Vim só aqui a correr para agradecer o esclarecimento que deixaste lá no estaminé. A verdade é que (como é que se diz?) ‘quem não sabe é como quem não vê’… E estes assuntos tenho consciência de que não sei – mas posso aprender.

  26. Miguel A. Says:

    PP: tal como os candidatos a gestores do ano estão todos acima dos 50 anos, comentei que há dias atrás tb se falava o mesmo sobre os treinadores de futebol, em contraponto ao nosso Mourinho…

  27. kianda Says:

    Porque será que iniciei estes comentários a dizer que ele era o meu comentador financeiro preferido ???!!! Porquê??? :-) … ele é o máximo, digam lá se não é …

  28. pp Says:

    lol eu, a maria e cat ainda nao tinhamos comentado, kianda :)

  29. miguel Says:

    pp, a Oceania disparou. Bem, na realidade só a Austrália. Agora, com os mercados como estão, amanhã derrete por completo! E a Ásia nem quero imaginar… Claro, se os EUA fecharem mal hoje. E a Europa idem…

    emiele, não precisas de agradecer :D dispõe, dentro do que eu sei lol

    Também tu gostas do Mourinho é, Kianda? :p

  30. kianda Says:

    Quer elogios o meu comentador preferido, quer quer … mas falando do Mourinho, eu detestava-o quando ele tava no Porto, mais tarde comecei a prestar mais atenção à pessoa no Chelsea e depois de uma entrevista que vi comecei a saber apreciá-lo, em todos os sentidos :-) … se ele não vier treinar (para além do Glorioso) em Portugal, vou continuar a gostar dele …

  31. miguel Says:

    Por acaso, teve um percurso em tudo idêntico comigo… tirando a parte do “todos os sentidos” LOL!

  32. pp Says:

    kianda. em todos os sentidos???? lol a lingua portuguesa e’ terrivel
    o teu blog e’ fantastico, Chefe!
    comeca no “panico” e ja vamos “em todos os sentidos”… as voltas que um post da’ :)

  33. kianda Says:

    pois … foi o entusiasmo do momento :-) !!! A mensagem era , como treinador, como pessoa e a acha-lo um homem com um certo charme (aqueles brancos nas temporas hum hum …)

  34. maria Says:

    Olha a kianda a disfarçar lol :) Kianda ;)

  35. kianda Says:

    LOL . . . não passou ???!!! ;-)

  36. pp Says:

    ahahaha ja’ nao passa, olha o resultado:

    “o panico maximo de elogios em todos os sentidos, no entusiasmo do momento”

    ;)

  37. pp Says:

    lol faltou-me o catrapum… mas esse deixemo-lo para o fim

  38. kianda Says:

    AHAHAHAHAH … tenho o pessoal a olhar pra mim, tipo ela enlouqueceu de vez, agora dá uma gargalhada a olhar pro ecran … tive que fazer aquele sorriso amarelo, aquele olhar de loura burra e ” foi o email de um amigo … “

  39. miguel Says:

    ahahahah kianda!

Os comentários estão fechados.