Au[rum]

Porque carga de água atribui-se ainda hoje ao ouro tanto valor?…

Miguel

11 Respostas to “Au[rum]”

  1. pp Says:

    isso pergunto-te eu, Chefe!

  2. RiBa Says:

    Porque é o mais maleável d todos os metais e não corrói, dando-lhe características d quase indestrutível. Além disso, sempre foi muito apreciado na joalheria, desde os egípcios, o q lhe confere um peso extra na sociedade.
    Isto seria a explicação “científica”, porque a real acho q está ligada a interesses económicos d cartéis, mas este seria o campo d opinião do Chefe… Chefe? :P

  3. pp Says:

    uffffff… pensei que iria sair dai uma explicacao mais “fisica” lol

  4. RiBa Says:

    pp, por quem sois? Foi só pra dar uma introdução mais séria, porque só me apetecia mesmo era dizer umas graçolas sobre o assunto e depois ninguém me leva a sério.
    E ISTO É UM BLOG SÉRIO! (viu, não consigo evitar)

  5. miguel Says:

    Estejam à vontade. É daquele tipo de questões que me assaltam a paz de espírito quando vejo as últimas cotações das commodities… É que o ouro, em si, não vale muito… Em vez de ser ouro, poderia ser outra coisa qualquer. Por acaso tem piada. Durante uma parte da década de 90 e já nesta, muitos bancos centrais por esse mundo fora andaram a aliviar parte das reservas que detinham em ouro. Aliás, a esse propósito convém relembrar que o Banco de Portugal era um dos bancos centrais com maiores reservas em ouro. Mas, dizia eu, o ouro em si vale o que vale, ditado em parte pelo que diz o RiBa… Até 71, quando Nixon deitou por terra a convertabilidade do dólar em ouro, perdeu uma parte substancial da sua importância, pelo menos teoricamente. Assim, porque motivo em tempos de crise continua a ser um refúgio? Por acaso tem piada… Porque não Kryptonite?!

  6. Marco Craveiro Says:

    interessante, riba… mais ou menos na mesma onda, tinha ouvido dizer q paises como a india e o paquistao sao influencias importantes no preco mundial do ouro por causa da imensa procura interna -joias para “dowries” ou lah como eh q se diz isso em portugues :-)

    em termos de FX, miguel, tenho seguido atentamente os teus posts ocasionais sobre crosses :-) por exemplo, fez-me ver o lado humano da queda do usd – ateh entao tava a pensar q era altamente, mas fizeste-me ver que muita conhecida tah a ser afectada por isso

  7. miguel Says:

    A quem o dizes Marco, a quem o dizes. Em vez de aumentar o salário, é só vê-lo descer lol. A Índia e o Paquistão poderão ter alguma influência mas, a maior de todas, é sem dúvida e especulação que afecta o comportamento do ouro… ou a greve nas minas da África do Sul… o que quer que seja :p serve para fazer mexer os preços das commodities…

  8. kianda Says:

    Que ignorante me sinto por vezes :-((

  9. miguel Says:

    Patchimu?

  10. pp Says:

    kianda, nao te sintas, por aqui temos sempre 2 versoes de aprendizagem no mesmo post. uma, a seria porque e’ um blog serio, outra menos seria, quando se entra no entusiasmo da questao.

    (aquele patchimu parece-me que e’ o nosso porque)

  11. maria Says:

    Patchimu? Quem é essse? Será primo do Picatchu? lol :))

Os comentários estão fechados.