Na mesa ao lado…

– Só vou embora de Angola quando chegar aos cem mil contos.
– Ai é? Cem mil contos? E há quanto tempo é que estás cá?
– Há dez meses.

Miguel

PS-Recomendação: caso andem na rua durante o dia, usem sempre um boné. É que o sol tem estado muito forte…

40 Respostas to “Na mesa ao lado…”

  1. maria Says:

    … e queima a moleirinha! lol

  2. kianda Says:

    cem mil contos é qto ??? Meio milhão de dólares ? Olha que não sei se o sol tá assim tão forte … Li hj que até a Loja das Meias abriu em Luanda, quanto é que será a margem de uma sandália Prada ??? E sobra alguma? Aposto que não … há negócios da China e não são os Chineses que os fazem :-)

  3. miguel Says:

    Queima, queima maria :)

    kinada, cem mil contos é meio milhão de… euros!, ie, setecentos e cinquenta mil dólares! Quanto às sandálias Prada e afins, acredito mais que quem tem dinheiro vai fazer compras ao exterior do que cá…lol Há negócios da China, claro. Mas não os consegues em 10 meses…

  4. maria Says:

    Oh Miguel, mas o “recem-chegado” disse que só se ia embora quando fizesse os cem mil contos… Vai ficar por ai, por Angola, por muitossssssssssss anos ;)

  5. pp Says:

    lol o “recem-chegado” esta a prever o futuro, qual e’ a multa diaria para um visto caducado?

  6. RiBa Says:

    Bem apreciado pp.

    Maria, normalmente as pessoas q fazem estimativas do tempo q cá vão passar esquecem-se d factores muito importantes: o custo d vida, o introsamento na “sociedade”, os casos amorosos (estes podem roubar mais uns anos valentes às perspectivas mais pessimistas ;), etc. Daí concordar com os “muitosssssssssss anos” ou aderir à alternativa: Sabes lá tu filho, q daqui a uns meses és recambiado e nem a um décimo conseguiste chegar.

    Quando ao método d impedir a queima da moleirinha, acho q a malta devia voltar às sombrinhas. Pelo menos pra evitar q se confundam as modas: os q usam boné pró sol e os q os usam… ainda não percebi pra quê. :D

  7. maria Says:

    Riba, vou modificar esta tua frase “os q usam boné pró sol e os q os usam…”…. «os q usam boné pró sol e as q estão cá, no rectangulo, com a “cabeça enfeitada”» ;)

  8. kianda Says:

    volto a dizer que há negócios/cargos da China, e ele não disse que era nos 10 meses, se tamos a falar de um expatriado assalariado pode demorar mais tempo é verdade …
    Pois Chefe se as pessoas vão comprar ao exterior eu não sei (ou sei), mas eu só disse que a Casa Paris, a Markas, … não têm problemas de sobras nas colecções … não te esqueças que nos Países onde se criam novos ricos ao segundo, há quem tem dinheiro e bom gosto e quem tem dinheiro e …
    Acredito que a pessoa da mesa ao lado era expatriado e apanhou sol a mais mas eu conheço pessoas que fazem 500 mil dólares em meio ano, e não é só uma …

  9. kianda Says:

    Bem, ao reler com mais cuidado os comentários todos percebi que estavam todos a falar de algum expatriado que terá ido para Luanda com um kit salarial, que deve tar na banca ou consultoria LOL, eu tava a falar num ambito mais geral …

  10. pp Says:

    maria, quantos tipicos “tugas” plantam grandes jardins de… ervas daninhas. e’ ve-los na ilha ao fim de semana, felizes que nem passaros a solta com as “sobrinhas”, caiem no ridiculo mas mais ridicula se torna a situacao quando as respectivas “cabecas enfeitadas” passam o natal em luanda, eles parecem caes abandonados.
    o que me incomoda e’ porque e’ que os jardins continuam a crescer, a maioria das respectivas e sobrinhas sabem o que se passa, sera’ pela facil manutencao mensal? ou a dignidade atinge um preco tao baixo?
    mas como diz o b. crystal: women need a reason to have sex, men just need a place…

    lol riba o tema que tu foste buscar.

  11. pp Says:

    vejam bem o tempo que demorei a comentar, ja’ a kianda veio aqui duas vezes lol, okay fui beber um cafe’ entretanto e deixei o comentario a meio.
    lol kianda, na banca ou consultoria eles nao oferecem refeicoes.

  12. maria Says:

    pp, eu vou com o chefe pró Eden com a minha t-shirt XXL! lol :))
    Miguel, ;) Chefe, já te mandei uma dica… ;) Temos ou não uma jantarada fiel? :)

  13. pp Says:

    lol maria, ai dizem que eles sao muitos!!!!

  14. kianda Says:

    pp achei divinal a frase “…mas mais ridicula se torna a situacao quando as respectivas “cabecas enfeitadas” passam o natal em luanda, eles parecem caes abandonados.” uma fotografia não ilustraria melhor, parecia que tava a vê-los … e o engraçado quando a sobrinha passa e diz “olá Carlos *” , a cabeça enfeitada emburra , o Carlos* encolhe-se … AHAHAHAH
    * nome ficticio

  15. RiBa Says:

    hehe estão aqui uma série d caricaturas engraçadas.

  16. miguel Says:

    kianda, tens uns bons amigos, tens, tens… lol!

    ei lá pp! Komué?! lol nós “semos” assim?! Repara que muitos dos casos que apontas acabam por ter a ver com questões algo complexas. Nunca mais me esqueço de, em Cabinda, muitas legítimas dizerem à boca cheia que os dito cujos podiam ter quantas namoradas quisessem porque, na realidade, não passariam de 2ª, 3ª e 4ª já que mulher só tinham uma!

    Quanto à realidade tuga o que me parece é que há esposas que acabam por aceitar determinadas realidades. Primeiro, o dinheiro até é bom. Segundo, têm famílias constituídas e há que manter o status quo. Terceiro, estando entretidos, é da forma que os respectivos não as chateiam muito… LOL! Ah, e não esqueçamos que algumas delas também terão os seus momento de relaxamento no frio europeu… lol. Eu já vi muito e mais não digo… LOL!

    maria, com a tua t-shirt XXL? Nem vai dar para te ver a cara, será algo do tipo burka não? LOL!

    kianda, a melhor de todas aconteceu também em Cabinda. Um colega, até vir a mulher, deu umas “voltas” por lá. Já após a chegada dela, fomos dar uma volta de carro pela cidade e acabámos por dar um salto à praia. Com o calor que estava e com o A/C dele avariado, estávamos com as janelas todas abertas. Ao passarmos pela praia do Girassol, completamente cheia de gente, tivemos que passar devagarinho. Então não é que uma “erva daninha” aproximou-se do carro ao ponto de gritar o nome dele e enfiar-lhe uma valente chapada?! LOL As cenas que se seguiram foram giras, foram, foram. É que há muita loucura em Angola… ahn, ahn…

  17. cat Says:

    (olha, anda cá para termos uma conversinha de pé de orelha, meu menino!)

    LOL!

  18. pp Says:

    eh lecas, Chefe! muitos dos casos que aponto? lol eu so’ falei no tipico tuga. Quanto a 2, 3, 4… sao dizeres da terra muito antigos, nunca ouvi uma “cabeca enfeitada” dizer isso, como diz a kianda, elas emburram LOL

    lol Chefe somos muitos a ver muito.

    (o lado mais serio da questao)
    o que me incomoda mesmo (na realidade tuga da terra) sao meninas de 15, 16 anos com bebes mulatinhos ao colo e uma fotografia de um “tuga” a perguntarem se o conheco, so’ reconheci um ha’ 15 anos e depressa lhe perdemos o rasto, o que foi pena…

  19. kianda Says:

    Chefe o LIVRO jááá, crónicas e fotografias by Miguel “o Chefe”, o meu patrocínio continua de pé, tenho bons amigos LOL …
    Mais a sério, no País que (eu) temos, imagina um administrador de Banco, antes dos 40 é milionário e talvez tenha estudado comigo … não concordo, note-se, com o imediato das coisas em Angola, não há médio e longo prazo é tudo para agora, por isso é que muitas vezes a empregada que está contigo há 5 anos a quem dás toda a ajuda possível para ela e familia, e que poderia ter sempre ajuda nos próximos 10 anos, um dia rouba-te, porque infelizmente , as gerações estão a crescer com é tudo para agora, porquê ganhar 100USD/mês durante 5 meses se posso roubar 500usd hoje??? Fico sem emprego e depois? Tenho os mesmos 500USD e mais rápido … vai tentar explicar a diferença …
    Ainda tens que me explicar a “erva daninha”, é aquela que destrói o jardim??? Que belo jardim existia … (taditos dos homens, a tentação aparece nua à minha frente vou fazer mais como então…tá certo)

  20. miguel Says:

    pp, entusiasmei-me lolllllllllll Emburram, emburram… lá para as terras do enclave, nem por isso… Como uma vez um pediu-me para dar boleia a uma “amiga” e eu dei… não é que ela, pelo caminho, disse-me que tinha passado para 3ª mas que ia fazer tudo por tudo para voltar a ser a 2ª? LOL! Já essa realidade de que falas é mais complicada mas, nestes anos de África todos, nunca tal vi ou ouvi. É a primeira vez…

    kianda, afinal era a brincar?! Eu a pensar que o meu livro ia mesmo ser editado… :S Conheço vários casos desses de que falas lol ao nível da banca local. Quanto ao resto, é mesmo isso. Fazer mais como então?!… Quanto a essa dos homens, tem muito que se lhe diga. Não há apenas uma realidade. Já fiz imensas leituras sobre o fenómeno e acabo por cair em vários pontos que poderão justificar alguma coisa. Mas olha que não são só eles, também as há…

  21. kianda Says:

    Incrivel qdo reli, pensei em trocar o “mais a sério” mas depois pensei que ia passar “no barulho” , o chefe tá realmente uns metros mais lá a frente :-)
    Venha o Livro!!!
    LOL, este post é daqueles q faz gargalhar pra um monitor, também as há … é verdade, concordo contigo e tem sido tema de debate num grupo de amigas, o fenómeno, todas as realidades e ambos os lados da questão…
    Daqueles assuntos que daria muito pano, opsss, posts

  22. miguel Says:

    Ui! O tema até já dá para grupos de debate?! Xiiiiiiiiiiiiii está pior do que eu imaginava! Então não éramos (só) nós?… LOL!

  23. RiBa Says:

    Isto assim deixa d ter piada… Ou se colocam umas fotos dos réus ou se mandam estes artigos só com os nomes dos intervenientes para incluirem nas Bombas hahaha

    Por falar nelas, alguém sabe em q número vai? Eu só tenho a Bomba2.
    O DJ q vai organizar o Carnaval no Lobito levou uma malha à custa das Bombas, sabiam? Pelos vistos o autor referiu-se a ele sem o injuriar… Pronto, assumiram logo q tinha sido ele q tinha escrito as Bombas. TOMA!

  24. miguel Says:

    Essa é boa RiBa lol. Lá no enclave também havia uma coisa dessas. Do piorio…

  25. kianda Says:

    Por acaso há mto tempo que não sei das Bombas, que eram mesmo do piorio … mas mostraram-me esta semana uma filmagem de telemóvel de uma cena com uma menina da nossa praça e um menino, supostamente porteiro de uma discoteca, que nem com bolinha vermelha no canto … até estou a corar … vergonhoso!!! (o filmar pra depois espalhar)
    Por isso meninos e meninas, atenção e cuidado … Até já imagino a conversa “ou Amor ou me dás a Louis Vuitton ou vou carregar no send”
    Mais a sério, o meu filho vai ser de uma geração onde se perdeu o romantismo , a beleza e a inocência do namoro …

  26. pp Says:

    Chefe, esta na moda o entusiasmo?? lol

    kianda, carradas de fotos de meninas nuas (conhecidas ou nao), os miudos ja fazem coleccao. (pois, os graudos nao sei…)

  27. kianda Says:

    Pois fotos, nos miudos eu sei … tava a falar de graudos e filme mesmo, com som… baixo, muito baixo !!!

  28. kianda Says:

    Ahhh, baixo o filme, o som tava bem alto :-)

  29. miguel Says:

    ahahahahahahhaha kianda! Obrigado pela correcção… :p Quanto ao trágico cenário, olha que não. Depende de como vai sentir o mundo. Em função disso tenderá a aproximar-se dos que lhe dizem algo.

    pp, os miúdos sempre tiveram a mania das colecções! No meu tempo eram cromos da Heidi, do Marco, eram as BDs do Petzi, do Vickie, etc… lol

  30. maria Says:

    ahahahahhahaha… e choravas buéeeeeeeee com a Heidi e o Marco!
    És do tempo do Vickie? :)) Epa, és kota! LOL

  31. RiBa Says:

    EI! Calma aí com os comentários, hã? Eu tb sou do tempo do Vickie e d cota não tenho nada! Vá, uns cabelinhos brancos e são charme, não é da idade :D

    Quanto às filmagens e fotos, concordo realmente com a Kianda no aspecto do romantismo e afins. Mas nesta sociedade angolana o romantismo é relativo. Eu pelo menos não vejo actos carinhosos e românticos entre os casais em Angola. Pronto, tenho q fazer eu por eles :)
    Quantas vezes viram um cavalheiro com flores nas mãos q não fosse para pedir desculpa por ter “enfeitado a cabeça” da cara metade?

  32. kianda Says:

    Também com o preço das flores, não há romantismo que aguente :-)
    Riba, quais casais? Os 1ºs, 2ºs ou 3ºs … ???

  33. miguel Says:

    maria, kota moi? Então não chorava?! Acho que a série do Marco foi a mais traumatizante da minha infância. É que eu vivia só com a minha mãe… safaaaaaaaaa!!! A que adorei, foi mesmo o Conan, a série japonesa lol! (hey hey Vickie, hey Vickie hey…).

    ahahhahahaha RiBa… pelo menos nunca me disseram que andavas à chapada em público! LOL! Mas isso das flores, nunca vi por cá…

    Mas cá vendem-se flores?! No Chamavo?! LOL!

  34. Miguel A. Says:

    Epá, o Conan era fabuloso… do melhorzinho. E aqueles saltos que o rapaz dava de cima de edificios gigantescos? sem partir um ossinho?…

    Agora algumas curiosidades: Fiz a colecção dos livros da Heidi (o que eu não vou ouvir por esta ‘franqueza… lol); bem, mais correctamente, eu tinha uns 6 anos, e a minha mãe comprava-me os livros, ainda os guardo e passei-os às minhas filhas, em muito bom estado, devidamente encadernados em capa dura.

    Do Marco (claro , chefe, quem não chorou com aqueles dramas todos, a mãe do petiz sempre ao virar da esquina, e ele sem nunca a alcançar) – aliás, o sub-titulo da série era ‘dos Apeninos aos Andes… ah, e tive um baralho de cartas com as personagens, uma porrada de anos.

    Mas há uns anos atrás li que a série era tão dramatica que a RTP, à altura, ‘censurou’ algumas partes, porque os adultos que visionaram a sierie, eles próprios, se fartaram de chorar, e acharam que aquilo era um pouco pesado para crianças de tenra idade…

    Do Vickie fiz a colecção dos bonecos, num plástico aborrachado. Ainda recentemente dei com um ou 2, quando mudei de casa.

    Claro que depois vieram as Mafaldas, e o Snoppy, etc, etc.

    Flores: podem-se comprar em frente ao Alto das Cruzes, onde fazem bonitos embrulhos (ouvi pela boca de alguns colegas, calma), ou em frente ao restaurante Fabrica da Cerveja, será assim? junto à ‘Auto estrada Ho Chi min…

    Quanto ao resto nem me vou pronunciar.. miudas de T-shirt XXL? Luanda 1, 2 e 3? Governo Central, provicial, local? nunca ouvi nada…

    A sorte que tive em ter isto avariado 2 dias e meio…

    Ah, e para terminar, quem fez a colecção de cromos ‘Homens, Raças e Costumes? quem? vá lá, quem não fez esta colecção, conjuntamente com o a do ‘Espaço 1999’, não viu nada dos gloriosos anos 70 (finais), principio dos ’80…

  35. maria Says:

    ya,”Espaço 1999″ toda a gente falava, miudos e graudos!
    E depois veio aquela que eu( pessoalmente) nao achava piada… Uma série espanhola com os meninos, um velhinho, um barco… Agora não me lembro o nome mas estou a assobiar a música. :)

  36. miguel Says:

    Olha Miguel A., ainda tenho a caderneta da Heidi! E nunca consegui acabar porque não encontrei 1 cromo. Aliás, nunca consegui acabar nenhuma colecção lolololol! Já não me lembrava desses bonecos da Vickie heheheheheh. Essas colecções são para mim estranhas lol. Estava mais preocupado em conseguir os cromos que saíam nas pastilhas elásticas Pirata, dos aviões e comboios. Ah e raladíssimo com a Maria Inês (1ª namorada, ela 6 anos e eu 5 anos, colegas de sala lol!), a Yolanda e a Vanda…

    Eu sei que não está fácil o blog Miguel A., está algo indomável, com vida própria ahahahahhahahaha! Sabes como é. Descobriu-se hoje porquê! É que quase toda a gente aqui nasceu de cesariana ou fez cesarianas!!! E tu? Onde estavas no 25 de Abril de 1974?! LOL!

    O Espaço 1999 era assustador. Lembro-me perfeitamente. Havia aquela personagem que se transformava e isso era assustador. Eu apreciava muito mais o Tarzan! ehehehhehehe

  37. Miguel A. Says:

    Sim, mas e a Maia do Espaço 1999? lol, aqueles olhos, qual não foi o puto que sonhou com aquela srª?

    Bem, em Abril de 74 tinha chegado a LX, directamente do Barreiro… e saí de parto normal…

    Maria, se não me engano, era o Verão Azul; o velhote era o Chanquete, a prof. Julia, e os putos todos, mais o Piranha, o ‘fortemente elegante’, para sermos politicamente correctos…

  38. Miguel A. Says:

    Aliás, era a Maia que se transformava, em Mocho, em montros…

  39. miguel Says:

    Isso, a Maia! :) O Verão Azul, um clássico! ehehehehhe

  40. maria Says:

    Eu, no 25 de Abril de 74,estava na banda! :))

Os comentários estão fechados.