Concursos

Noutras paragens, participei num concurso sobre qual o valor do preço do barril (West Texas Intermediate) a 31.12.2008. Na altura, a 03.06.2008, com o barril a $127,98 indiquei o valor mais baixo de todos os participantes no concurso: $69,99. Pois esse valor foi atingido há instantes.

Os 38 concorrentes – especialistas altamente reputados (lol) – indicaram um valor médio para o preço do barril (WTI) a 31.12.2008 de $140,46, o valor máximo de $213,00 e o mínimo de $69,99 (moi-même). Apenas 6 participantes indicaram um valor abaixo dos $100,00 e 18 apontaram valores acima dos $150,00 por barril.

A minha justificação foi simples:

Eu estou um bocado como o X, embora seja ainda mais pessimista. Atiro para os $69,99 por barril. Entre outros, também acho que diversas bolhas estoirarão até ao fim do ano. O cêntimo é o desconto dos americanos… E estou a ser conservador. O OGE2008 angolano aponta para $55 por barril.” [escrito a 03.06.2008]

PS-As minhas desculpas pela imodéstia e auto-elogio mas estas coisas dão-me um gozo tremendo :) A ver se faço alguns trocos em substituição do Zandinga…

8 Respostas to “Concursos”

  1. Ricardo Says:

    eh eh eh.

    parece-me que de facto o barril vai testar esses valores brevemente… abrandamento económico global… mas seguir-se-á um ajustamento na oferta relevante por parte dos produtores… e outros imponderáveis geo-qualquercoisa.

    começo a ficar preocupado com a quantidade de liquidez no mercado… depositos recordes… humm… isto se nao for controlado, pode ser pior a emenda que o soneto… kaixas?

  2. Tiago Says:

    Parece que neste concurso houve previsões ao nível das do Mestre Alves. Para quem não conhece este personagem fica o link.
    http://www.youtube.com/watch?v=8RMZZLA1egY

  3. kianda Says:

    E eu só posso dar os Parabéns a “toi-même”, por alguma razão eu venho ao SD ler as análises socio-económicas :-D

  4. maria Says:

    Zandinga? Do que te foste lembrar? Esse gajo é do teu tempo chefe (Kota)? :D ( chefe, lembras-te que ele ia ao canal 1( RTP) fazer as previsões do ano… acertava sempre lol e no jornal do incrivel saia sempre na 1ª página :) )

  5. maria Says:

    Do que te foste lembrar! -ponto de exclamação ( muinta pontuação, exclamação, interrogação para o final do dia :D )

  6. catarina Says:

    Boa! Embora estejamos ainda em Outubro…;)

  7. miguitas Says:

    Caso para dizer aos outros: você é o elo mais fraco. Adeus! ;-)

  8. miguel Says:

    Boa pergunta Ricardo. O cenário é todo ele mau, de momento. Pese embora vir um Buffett dizer, em artigo de opinião no New York Times, que agora é que é de comprar… Não me lembro de alguma vez ter visto aplicarem-se duas medidas simultâneamente com o objectivo de tentar reanimar a economia e a confiança no sistema: redução das taxas directoras e aumento da liquidez por parte dos bancos centrais. Num cenário em que quem a tem está a acumulá-la (basta ver que um dos grandes contributos para as fortes quedas de Outubro foi a saída dos hedge funds que retiraram qualquer coisa como $400.000 milhões de dólares e os têm de “lado” à espera até ao fim do ano. Não estás a sugerir uma armadilha de liquidez, pois não?

    Tiago, essa do Mestre Alves é demais! O que me ri! :p

    Oh Kianda, isto é como dizia o outro (famoso economista norte-americano) numa qualquer biografia sobre o facto de ter acertado nalguma coisa, num momento difícil. Perante um certo consenso quanto ao preço futuro, as previsões dos especialistas eram todas mais cêntimo, menos cêntimo, mais dólar, menos dólar, excepto ele. Avançou com um número que se destacava de todos os outros e foi motivo de gozo. “Calhou” ter havido uma perturbação no mercado imprevisível (como tudo, aliás) e o preço foi na direcção do dele. Quando lhe perguntaram como é que tinha feito, dissertou sobre um conjunto de métodos de previsão e análise extremamente complexos de modo a ter fiabilidade nas previsões. Ao filho disse que mandou o número para o ar. Se acertasse seria porque era um especialista excepcional. O mesmo já não se passaria se tivesse ganho pela diferença de 1 cêntimo ou de 1 dólar… :p

    É verdade maria, o Zandinga…

    Pois catarina. Mas como ainda vai cair mais, ganha quem ficar mais próximo! ehhehehehheheheheh

    Boa ideia miguitas :D

Os comentários estão fechados.