Afro-american

É daquelas expressões particularmente infelizes. Afinal são ou não (americanos)?

10 Respostas to “Afro-american”

  1. Jo Ann v. Says:

    Eu detesto essa expressão. Pior, é que ao falar com alguns, eles dizem que eles são africanos (descendentes de escravos e que nunca puseram o dedo mindinho do pé na Motherland) e que eu, moi-je, por ser mestiça, não tinha direito à nacionalidade. E mais: eu era fruto duma violação !
    PQP, eu passo-me com esta gente.

  2. emiele Says:

    Também a acho uma desgraça.
    Afinal o que são os americanos? Os índios?
    Porque ou são anglo-americanos, ou italo-americanos, ou franco-americanos, ou austro-americanos, ou polaco-americanos – isso para se falar da Europa… Porque vem a América do sul, vem a Ásia. Se há país de mistura cultural é aquele. E que bom para eles…

  3. miguel catalao Says:

    Jo Ann: pior aínda é quando um sujeito que nunca pisou em África vem com os olhos cheios de lágrimas dizer…mamaáfrica…

  4. miguel Says:

    Jo Ann, não há paciência.

    emiele, pois. Enfim, há uma questão que é para mim algo “profunda”. Até quando é que o passado será carregado desta forma aos ombros das actuais gerações e das vindouras? É que chocou-me ver putos negros americanos a dizerem que apoiavam o Obama por ser um “afro-american”. Este politicamente correcto americano chateia-me profundamente. Nunca ouvi, felizmente, em França um negro dizer-se afro-français ou em Inglaterra um afro-english, etc e tal. Mas, nos EUA, aquilo pesa-lhes muito nos ombros. Os anos 60 foram há muito pouco tempo e muita coisa ainda perdura na cabeça das pessoas. New Orleans não foi afinal no outro dia? Mas chateia-me este quadro mental contrário ao progresso e desenvolvimento, na minha perspectiva.

    Há coisas piores e mais revoltantes miguel…

  5. Ameixa seca Says:

    Eu cá acho que ali ainda há muito cowboy he he
    E nao digo mais nada que é para não ser fuzilada :)

  6. Miguel Says:

    Também há, sim. Mas este tipo de designações funcionam ao contrário na minha perspectiva.

  7. bibbas Says:

    É a primeira vez que visto este blog…Simpático…Quanto ao assunto…a expressão afro americanos também evita que os mesmos sejam chamados de black de forma depreciativa…Por outro lado BLACK é a cor e não o grupo. Assim Afro americanos são americanos descendentes de africanos…qual o problema…???? Africano-americano transmite um sinal sobre o background como os brancos americanos são também conhecidos como irlandeses-americanos ou italiano-americanos ou judeu-americanos. Ambos os termos são aceitáveis para mim mas com dimensões diferentes. Na Europa pode não haver designações mas logo depois de 5 minutos de conversa o não branco portugues por exemplo, é questionado sobre a sua origem…é preto e portanto logo veio de algum lado…

  8. miguel Says:

    Obrigado bibbas. Enquanto as pessoas pensarem na cor, nunca mais. Quanto às origens… só [alguns] afro-americans assim se auto-denominam. É uma questão de afirmação que demonstra sentirem-se num patamar inferior. É triste. E enquanto isso não for ultrapassado e as pessoas se assumirem por inteiro, nuas, as clivagens e a ausência de progresso social mais acelerado serão uma constante. Já estive nos EUA dezenas de vezes. O ter-se orgulho no país de origem – irlandeses, italianos, etc – é completamente diferente de quem apenas “conhece” África porque é negro e os tetravós “imigraram” para os EUA há uns séculos atrás. É que não tem nada a ver. Este subterfúgio para justificar o voto ou o reforço da personalidade é, digo-o uma vez mais, completamente contraproducente. Ou o mundo votaria claramente em Obama por ser afro-american?! Who cares?!

  9. bibbas Says:

    É um processo…vai levar algum tempo a ser ultrapssado. Este tempo é condicionado pela evolução da mente..é importante saber de onde viemos, e conhecer as nossas origens…agora não podemos fazer delas o nosso campo de batalha, pois senão o voto tb tem cor…Tenho andando por Blog e confesso que já me ri muito…o post das “belas mamas acabu comigo” hahahahah…tb quero umas assim hehehehhehe

  10. miguel Says:

    Sem dúvida que vai bibbas. Quanto ao resto, de acordo (excepto a parte das mamas que não comento loolol)(fico satisfeito que dê, pelo menos, para rir! lol).

Os comentários estão fechados.